Sobre livros que viraram filmes

Imagem

Hoje fui assistir A Culpa É Das Estrelas com as minhas amigas e assim que saímos das sala de cinema, fiz uma comparação boba entre ACEDE e Divergente (os últimos livros-que-viraram-filmes que eu assisti) e que me deu inspiração para esse post.

Chega ser clichê dizer que os livros serão sempre melhores que os filmes quando, na verdade, isso só acontece quando já o assistimos com a ideia de que ele será ruim ou pior do que a história escrita. Por isso, sempre que vou assistir adaptações de livros que já li ao cinema, evito ter opinião pré-formadas sobre o que vou achar ou não da história, pois, usando como exemplo o dia de hoje, achei o filme melhor do que o livro.

E é exatamente aqui aonde eu gostaria de chegar. A Culpa É das Estrelas foi muito, mais muito além do que eu esperava. É claro que usar a própria imaginação quando lê, dar suas próprias características aos lugares e personagens é incrivelmente melhor do que ter tudo pronto em uma tela, mas o filme me mostrou coisas as quais não haviam sequer passado pela minha cabeça enquanto lia. Ver os personagens rindo, chorando, vivendo me passou muito mais emoção do que quando li e, apesar de já saber toda a história, o filme prendeu completamente a minha atenção e era como se estivesse descobrindo a história de Hazel pela primeira vez.

Enquanto Divergente, foi bem ao contrário. O livro é completamente incrível e a minha primeira sensação ao terminar de ler era que precisava ler de novo. No filme, apesar dos efeitos incríveis e da adaptação ter sido exatamente do jeitinho do livro, achei cansativo. Pelo fato de já saber a história, minha vontade era de adiantar algumas partes ir logo para as cenas mais legais. Resumindo, não troco a história do papel pela da tela de jeito nenhum (na verdade, troco só para poder assistir o Theo James, mas isso não vem ao caso…)

Enfim, é isso ai! Leia/assistam vocês também e me contem suas opiniões sobre ambos as histórias.

Beijos, Mands.

Deixe uma resposta

