Os 13 porquês

Oie! Semana passada eu fui com a minha mãe comprar os materiais do meu colégio novo e, vendo os livros paradidáticos que eu terei que ler durante o ano, um deles me chamou muita atenção. Esse livro foi Os 13 porquês. Eu cheguei em casa no mesmo dia e resolvi ler. Quem me segue no twitter pode ver que eu comentei bastante sobre ele, mas ele realmente mexeu comigo.

Imagem

A história é principalmente sobre Hannah Baker, uma garota que se suicida e deixa 7 fitas cassetes gravadas. Cada fita tem dois lados e em cada um desses lados ela explica os 13 motivos por ela ter resolvido se matar. Um desses porquês é Clay Jensen, um garoto que era era da sua turma na escola e dividi e narrativa com Hannah. O livro tem duas narrativas simultâneas sendo as partes escritas em itálico, as partes que Hannah fala e as partes escritas normalmente, a narrativa de Clay. Conforme ouve a história, ele percorre a cidade passando por todos os pontos que Hannah menciona nas fitas e marca no mapa que ela mesmo preparou (que vem desenhado na contra-capa do livro). Hannah deixa as 7 fitas e mapa em uma caixa de sapato e um dia antes de se matar, envia por correio para a primeira pessoa que ela menciona nas fitas e pede que essa pessoa envie para a que vier depois dela na história.

Imagem

Lendo assim, parece um história pesada de de suspense e até um pouco de terror, quando eu li a sinopse até pensei isso (e isso me chamou mais atenção ainda), mas o livro vai muito além disso. Os problemas de Hannah, para algumas pessoas, podem parecer mera besteira mas que se juntando uns aos outro acaba se tornando uma grande bola de neve como ela mesmo diz. O livro me ajudou a perceber que, alguns atitudes ou palavras, por menores que possam ser, podem acabar influenciando uma parte enorme da vida de uma pessoa.E um daqueles livo que te prendem do primeiro ao último capítulo e fala sobre suicídio, bullying, e a dificuldade que as pessoas têm para perceber ou sair desse tipo de situação. E a mensagem é muito clara: nós nunca podemos prever a forma como vamos afetar a vida de uma pessoa.

Imagem

Eu separei algumas das minhas frases preferidas do livro para deixar vocês com mais vontade de ler:

“Explorei vielas e ruas escondidas que nem sabia que existiam. Descobri bairros totalmente novos para mim. E, finalmente… descobri que estava cheia dessa cidade e de tudo o que havia nela.”

“Acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito.”

“Reconheci que tinha chegado a um ponto em que qualquer palavra amiga que recebesse seria de grande utilidade.”

“(…) No final da aula, a sra. Bradley distribuiu um folheto: ‘Sinais de alerta em um indivíduo suicida.’ Adivinhem o que estava entre os cinco sinais principais? ‘Mudança de aparência repentina’. Puxei as pontas do meu cabelo recém-tosado. Ops. Quem esperaria que eu fosse tão previsível?”

Imagem

Confesso senti angústia, tristeza e desespero por Hannah. Não foi um livro fácil de ser livro pois várias vezes tinha que levantar para secar as lágrimas hahaha.

Vocês podem baixar o livro aqui ou comprá-lo no site da Saraiva ou da Livraria Cultura.

E ai, já conheciam o livro? Vão ler? Me digam depois de gostaram!!

beijos, Amanda.

2 pensamentos sobre “Os 13 porquês

Deixe uma resposta

